37ª Edição do Troféu HQ Mix: “Onde Habita o Medo” ganha em três categorias
- Renan Souza
- 8 de nov.
- 2 min de leitura
O Troféu HQ Mix é uma das mais tradicionais premiações dos quadrinhos brasileiros, criado em 1989 por João Gualberto Costa, o Gual, e José Alberto Lovetro, o Jal da Associação dos Cartunistas do Brasil. O nome faz referência à seção sobre quadrinhos que os dois apresentavam no programa TV Mix 4, da Gazeta. A premiação conta com diversas categorias que geram visibilidade nacional e internacional aos vencedores e demais participantes.

Este ano, na 37ª edição, a história em quadrinhos “Onde habita o medo” de Tai e Nil, foi premiado em três categorias, sendo:
1. Novo Talento (Roteirista): Tai
2. Publicação de Aventura/Terror/Fantasia;
3. Publicação Independente Edição Única.
TAI (@Tai_yawara) é artista visual e professora nativa de Mairí (Belém-PA), integrante do coletivo Quadrinistas Indígenas. Em seus trabalhos de ilustração e histórias em quadrinhos, fala principalmente sobre empoderamento e narrativas das mulheres amazônidas, além do resgate da cultura ancestral da região em que pertence. TAI também é autora da HQ “Causos de Visagens para Crianças Maluvidas” (2022), indicada aos troféus HQMIX e Angelo Agostini.
NIL (@nilbertojorge) é Bacharel em Design pela Universidade Federal do Amazonas, atuando como Designer e ilustrador profissional. Além disso, leciona Desenho Artístico e Perspectiva pela Questo Estúdio Criativo, escola de artes situada na cidade de Manaus. Foi ilustrador da HQ “Causos de Visagens para Crianças Maluvidas” (2022), indicada aos troféus HQMIX e Angelo Agostini.
Ao vencerem estas categorias com uma história em quadrinhos 100% do Norte, Tai e Nil apresentam o imaginário amazônico a outros âmbitos, mostrando a riqueza das narrativas aqui existentes, além da qualidade e competência dos produtores de seus produtores. Tais premiações são sempre relevantes para enaltecer os quadrinhos e quadrinistas amazônidas, pois são linhas e quadros feitos por nós, do NORTE.





Comentários